Glossário

Balbucio:
É a produção verbal mediante o redobramento de sílabas, como “ma ma ma”, “ba ba ba”, com variedade de sons.

Fonema:
É a menor unidade sonora de uma língua que estabelece contraste de significado para diferenciar palavras.

Fonema Fricativo:
Característica do som produzido pelo bloqueio parcial e contínuo da corrente de ar em algum lugar da boca. Exemplos: /f/, /s/, /ch/, /v/, /z/ e /j/.

Fonema Líquido:
Líquida não lateral: característica do som produzido pelo bloqueio parcial da corrente de ar, provocado por movimento vibratório da língua (ao colidir com os dentes) ou do véu palatino ( /l/ e /lh/).
Líquida lateral: característica de som produzido pelo bloqueio parcial da corrente de ar, que se escoa pelos lados da língua ( /r/ e /R ou rr/).

Grupo Consonantal (Encontro Consonantal):
É a sequência de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária (por exemplo: /pr/, /bl/).

Interlocutor:
É a pessoa que participa do processo de comunicação que se dá por meio da linguagem. É aquele que faz parte da conversação. Existe o emissor e o receptor, normalmente o emissor faz o pedido (ou a pergunta) e o receptor garante a resposta .

Linguagem:
É um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionais que são utilizados em vários modelos de pensamento e comunicação. Evolui em contextos sociais, históricos e culturais

(ASHA 1982; 1993; 2008)

Processo fonológico (Simplificação Fonológica):
São as trocas de sons mais difíceis (que na verdade são adquiridos mais tardiamente) pelos mais fáceis. No entanto, esses “erros” na fala da criança vão desaparecendo gradativamente.

Turno:
É o período de tempo alternado para cada falante falar durante uma conversação (diálogo).