Orientações aos pais

DICAS GERAIS

Os primeiros anos de vida da crianças são os mais importantes para o desenvolvimento da linguagem. Os profissionais da saúde e educadores que têm contato com a criança nessa fase devem orientar os pais quanto:

1. Manter sempre os olhos no nível dos olhos da criança, isso fará com que se torne menos intimidador para ela.

2. Não perguntar demais nem criar situações de muita pressão para a criança, por exemplo, exigindo que a mesma responda de forma correta na presença de outras pessoas.

3. Verificar o nível de linguagem que a criança consegue compreender e simplificar as frases, mas nunca falar de forma errada. Com crianças pequenas evite usar conceitos abstratos, sempre tente selecionar assuntos do cotidiano.

4. Os pais devem saber respeitar o tempo da criança, dando o tempo necessário para que a ela responda, e esperar com que conclua o que estava dizendo antes de mudar de assunto. Interrompê-las pode dificultar a comunicação.

5. Em determinadas idades é normal a criança apresentar algum problema de pronúncia ou troca de letras na fala; quando isso ocorrer os pais devem ser orientados apenas a repetir a palavra de forma natural, fornecendo-lhe o modelo correto, sem obrigá-la a repetir o que disse.

6. Fornecer retroalimentação, ou seja, um retorno na conversação, como  contato visual, sorrisos e movimentos afirmativos que as encorajam e lhes dão mais confiança.