Idade – 1 a 2 anos

Características principais

Surgimento das primeiras palavras
- Ocorre o surgimento das primeiras palavras, que são normalmente “mamãe” e “papai”.

Vocabulário
- Entre 18 e 24 meses a criança apresenta cerca de 10 a 50 palavras em sua linguagem falada que estão sempre relacionadas a sua vida diária do bebê.

Marcos do desenvolvimento

Aquisição dos sons/fonemas (Lamprecht, 2004)
- Nesta fase, os sons (fonemas) plosivos e nasais são os primeiros a serem adquiridos pelas crianças com desenvolvimento fonológico normal.
- Entre 1 ano e 6 meses à 1 anos e 8 meses os fonemas plosivos /p/, /b/, /t/, /d/, /k/, /g/ e os nasais /m/ e /n/ são adquiridos
- Com 1 ano e 8 meses os fricativos /v/ e /f/ são adquiridos

“Embora esta classificação seja proposta na literatura outros sons também podem aparecer.”

Habilidades conversacionais

- Com a ajuda dos adultos o bebê faz verdadeiras conversas. Nesta fase a linguagem usada na conversação é simples e reduzida ao “aqui e agora”(por exemplo, fala sobre objetos não presentes como se estivessem presentes);
- A criança já tem capacidade de esperar a sua vez para falar e usa diferentes formas para chamar a atenção de uma pessoa. Já é capaz de chamar a pessoa pelo nome e espera uma resposta;
- As produções de fala das crianças são sempre pontuais, com no máximo duas palavras, geralmente composta por um substantivo ou verbo;

Compreensão de palavras e ordens simples

- Compreende palavras mais simples e de maior ocorrência na vida cotidiana (comer, passeio, dormir, etc.), as que designam os objetos mais familiares (ursinho, boneca, carrinho etc.), os alimentos e as roupas que veste;
- Reconhece os nomes dos membros da família;

“Sua habilidade de compreender a linguagem falada é maior do que a de falar”

Utilização de objetos
- Explora objetos de muitas maneiras diferentes (balançando, batendo, atirando, soltando) e os utiliza corretamente (beber no copo, escovar o cabelo, telefonar);
- Localiza objetos escondidos facilmente;
- Olha imagem correta quando a imagem é nomeada.

Controle motor
- A partir de 1 ano a criança anda sozinha, cambaleando um pouco;
- Sua coordenação motora se aprimora nessa fase e ela passa a correr sem cair, chutar bola, abre a bala/bombom sozinha.